A empadinha perfeita diverge opiniões. Enquanto alguns preferem a empadinha com massa quebradiça, outros adoram a que derrete na boca. Mas você já ouviu falar em empadinha sem glúten? Além de muito gostosa, essa versão pode ser consumida por pessoas com intolerância a glúten (doença celíaca) ou por quem deseja uma opção mais saudável para o lanche.
Veja essa receita sem glúten e sem lactose: Purê de abóbora
Ingredientes para a massa de empadinha sem glúten
1 xícara de farinha de arroz (de preferência integral);
1 xícara de farinha de grão de bico ou de amaranto (caso não tenha pode ser mais 1 de farinha de arroz);
4 colheres de sopa de polvilho doce;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou 1 de semente de chia (opcional, serve para elevar o valor nutricional)
2 colheres de chá rasas de sal;
4 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite de oliva;
2 ovos;
água gelada;
1 gema para pincelar (opcional)
Modo de preparo da massa de empadinha sem glúten
Misture as farinhas e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga ghee (ou azeite de oliva) e misture bem, até atingir o ponto de farofa.
Bata os ovos e juste à mistura das farinhas com a manteiga ghee, incorporando bem. Se for necessário, adicione água gelada aos poucos (use uma colher) e misture até que a massa fique firme, esse é ponto ideal.
Faça uma bolinha com a massa, enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Nesse tempo você pode preparar o recheio da sua empadinha sem glúten! Vale usar frango, carne, queijo, legumes... O que você preferir!
Passados os 30min de descanso da massa na geladeira, forre sua bancada/mesa com papel filme e abra a massa de empadinha sem glúten. Em pequenas partes, vá abrindo e modelando nas forminhas. Coloque o recheio e tampe as empadinhas. Bata levemente a gema e pincele por cima.
Leve ao forno pré-aquecido à 200°C por aproximadamente 30 minutos. Depois de assado, sirva em seguida!